Resenha: Estado Elétrico
Estado Elétrico é um quadrinho diferente de tudo que eu já vi. Um formato inusitado, um trabalho gráfico impressionante e uma história surpreendente pelas mãos de Simon Stålenhag. Saiba mais sobre Estado Elétrico!
"Numa mistura delirante de On the road e Black Mirror, o artista sueco Simon Stålenhag cria um livro único. Uma viagem visual a um futuro aterrador e sombrio.
Num 1997 imaginado e apocalíptico, uma jovem em fuga e seu robô atravessam os Estados Unidos rumo ao oeste. Ruínas de gigantescos drones de batalha se espalham pela paisagem, junto a toda espécie de lixo descartado de uma sociedade ultra tecnológica e consumista em declínio. À medida que se aproximam da fronteira do país, o mundo parece se desfazer num ritmo cada vez mais alucinante, como se em algum lugar além do horizonte o núcleo oco da civilização finalmente fosse desabar. Em Estado elétrico, Simon Stålenhag volta sua visão atordoante para a América. Com desenhos hiper-realistas e um talento extraordinário para narrar, o artista sueco coloca em cena uma história de amizade e horror, lealdade e suspense, em que uma sensação de constante ameaça paira sobre cada sequência e imagem."
A narrativa de Estado Elétrico é contada da perspectiva de uma possível sobrevivente ou fugitiva, que dirige um carro roubado pelas estradas de um país apocalíptico. As pessoas foram praticamente sugadas por projetores neurais que oferecem algum tipo de experiência alucinógena, proporcionando um escape para outra realidade. Ela caminha pelas ruínas de antigos drones de guerra. Todo o país se tornou um campo de batalha abandonado.
A protagonista é imune aos efeitos dessa tecnologia, mas não às consequências em um mundo devastado. Uma narradora desconhecida traz insights mais objetivos e informações concretas sobre o que levou o mundo àquele estado. Ela me lembra bastante a de O Conto da Aia, trazendo alguns recortes de uma vida passada enquanto navega pelo presente da melhor forma possível, tentando sobreviver.
1 comments
Muito diferente mesmo olhando as páginas internas desse livro, um encanto de livro mas bem exótico eu diria.
ResponderExcluirGostei dessa novidade.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/