Quem foi Ed Gein?

by - 11:11

 



A história real em quadrinhos do assassino que inspirou Psicose, O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes 

Ed Gein assassinou e desmembrou mulheres e, de forma particularmente macabra, arrombou túmulos e roubou cadáveres para confeccionar máscaras com suas peles, enfeites com seus membros e utensílios de cozinha com seus ossos. O assassino necrófilo assombrou os sonhos da América dos anos 1950 e mudou para sempre a cultura pop. Lançado recentemente pela DarkSide Books, Ed Gein conta a história do assassino de mesmo nome, nos quadrinhos. 

Como todo bom true crime, a história de Ed Gein nos faz refletir sobre o fascínio por histórias reais tão macabras, nos mostra o que pode existir por trás de tais atrocidades e questiona a forma como a sociedade abraça tão facilmente histórias de terror que custaram a vida de vítimas inocentes. 


Harold Schechter é um nome já bastante familiar para mim. Ele é especialista em crimes históricos, responsável por apresentar alguns dos maiores assassinos da história e é o nome por trás de publicações como Anatomia do MalLady Killers Profile: Belle Gunness e H. H. Holmes: Maligno – O Psicopata da Cidade Branca. Harold Schechter é um mestre do true crime e poder ver seu trabalho na nona arte foi um deleite. Casos de assassinos em série sempre são complexos e trazem muitas camadas e Schechter consegue traduzir bem parte dessa realidade macabra para o leitor comum. 

Em pouco mais de 200 páginas, Harold Schechter consegue contar a história de um serial killer responsável por mudar completamente a cultura pop e a forma como a mídia transforma assassinos em celebridades, e essa narrativa ganha vida nas mãos do habilidoso quadrinista Eric Powell. 


Como fã de true crime e, claro, de quadrinhos, Ed Gein é um prato cheio. Foi uma das minhas primeiras experiências com o gênero adaptado aos quadrinhos e não poderia ter sido melhor. A edição da DarkSide Books, em capa dura, ainda vem com informações complementares sobre o processo de escrita do livro e coleta das informações que são apresentadas, traz trechos de entrevistas feitas para o livro e fotografias reais da época dos assassinatos e do julgamento. 


Para tornar a experiência ainda mais completa, a editora ainda enviou um impresso que simula uma página de jornal da época, mostrando como a mídia tratou o caso; três marcadores em um formato diferente, com imagens de algumas cenas retratadas no quadrinho; postais com fotografias da época, incluindo o momento da prisão de Ed Gein; e um envelope contendo "evidências" do crime. 

Como o filme ainda serviu de inspiração para um dos maiores clássicos da cultura pop, a DarkSide Books ainda me mandou um exemplar do livro Psicose, de Robert Bloch, em uma edição limitada e especial que já está sendo uma das minhas próximas leituras e será o filme da vez no Cine Pão de Queijo, com o grupinho do Catarse


Ed Gein, por Schechter e Powell, nos mostra a verdadeira face de um dos mais notórios e macabros assassinos da história dos Estados Unidos e não nos deixa esquecer das atrocidades que a mente humana é capaz de conceber. Uma história aterrorizante, que vale muito a pena ser lida.

Quer saber mais sobre um assassino notório da história dos Estados Unidos? Então saiba quem foi H.H. Holmes, o assassino da cidade branca:



Gosta do meu trabalho e quer apoiar de alguma forma? Conheça meu projeto no Catarse! Com esse apoio mensal é possível cobrir alguns custos para manter o trabalho, investir em equipamentos novos, pagar algumas continhas e dedicar mais tempo aos livros que tanto amo e quero apresentar para vocês ♥

You May Also Like

0 comments